Tudo Sobre a queda da Playstation Network (PSN) 7

MarceloSix | 17:17 | ,

19 de abril de 2011.



Depois de vários relatos de ataques de hacker a rede on-line do console PlayStation 3, a PlayStation Network (PSN), teve seu serviço interrompido em todo o mundo, a Sony investiga a causa do problema e não sabe ao certo o que causou o problema.

Comunicado da Sony, dia 22 de abril de 2011.

Da para perceber que a empresa não sabe ao certo o que esta acontecendo com a rede dela, e prevê que a PSN voltara ao normal no dia 25, na internet corre o boato de ataque de hackers mais nada confirmado usuários da playstation network ficam sem jogar e ainda temem que seus dados poção ter sido roubados.

Confirmação, 23 de abril de 2011.

A Sony vai à mídia e declara que seus servidores foram desligados por uma "intrusão externa", tanto tempo sem o serviço no ar pode significar despreparo da empresa, usuários terem que seus dados foram roubados.

E no Brasil a situação se torna frustrante pois a PSN fica fora do ar durante todo feriado prolongado.

28 de abril de 2011.



A Sony divulgou em seu blog oficial algumas perguntas freqüentes e respostas sobre este problema, confira uma lista com as principais perguntas e respostas da Sony para os usuários da PSN:

1 - Desde quando a rede PSN e o serviço de música on-line Qriocity estão fora do ar?
Os serviços foram desligados no dia 20 de abril em todas as regiões em que estão disponíveis.

2 - Por que a PSN e o Qriocity ficaram indisponíveis?
Uma "invasão externa" no sistema afetou os dois serviços.

3 - A Sony não está preparada para resolver um problema como esse?
Está sendo conduzida uma investigação completa da situação. Como se trata de um problema de segurança mundial, não será comentado detalhes do assunto.

4 - É um ataque do grupo de hackers Anonymous ou de outro?
Está sendo conduzida uma investigação completa da situação. Como se trata de um problema de segurança mundial, não será comentado detalhes do assunto.

5 - Por que a Sony está demorando tanto para restaurar a rede?
Assim que o problema foi detectado, a PlayStation Network e o Qriocity foram temporariamente desligados para que fosse possível conduzir uma investigação completa e verificar o funcionamento e a segurança dos serviços de rede. Os esforços para resolver o problema envolvem uma reconstrução do sistema para reforçar a infraestrutura de rede.

6 - Como a Sony irá evitar que este problema ocorra novamente?
Há uma investigação em curso, não será comentado detalhes do assunto. Há um trabalho para restaurar e fortalecer os serviços agora e contra futuras invasões.

7 - Quando a PSN estará no ar novamente?
Dentro de uma semana, após a restauração completa do sistema. O serviço ficará desligado para possibilitar uma investigação e garantir o perfeito funcionamento dos serviços de rede quando esses retornarem.

8 - A PSN sofreu ataque similar no passado?
Não.

9 - A Sony irá devolver o dinheiro de assinantes do PlayStation Plus ou de outros serviços?
A empresa sabe que o período de investigação e de análise do impacto do incidente possa causar prejuízo financeiro para os usuários. As opções de ressarcimento estão sendo analisadas.

10 - Quais informações dos usuários que podem estar comprometidas?
A Sony investiga os detalhes do incidente e acredita que uma pessoa não autorizada obteve as seguintes informações: nome, endereço completo, país, e-mail, data de nascimento, senha e nome de usuário na PSN. É possível que outras informações podem ter sido obtidas como histórico de compras e endereço de cobrança. Caso o usuário tenha um cartão de crédito cadastrado, é possível que o número do cartão (o código de segurança foi protegido) e data de vencimento também tenham sido obtidos.

11 - Como o usuário pode saber se as informações pessoais foram divulgadas?
A Sony avisará os usuários em seus e-mails associados à conta PlayStation Network e Qriocity. Também é possível entrar no site www.us.playstation.com/support para ver notificações sobre o assunto. Além disso, a empresa fornecerá informações sobre o assunto aos meios de comunicação. Para se proteger contra possíveis roubos de identidade ou outra perda financeira, é recomendável que se verifique e monitore constantemente o extrato do cartão de crédito.

12 - Usuários alegam que receberam um e-mail da Sony solicitando nome de usuário e senha da PSN. Ele é real?
A Sony não irá solicitar o número do cartão de crédito, código de segurança ou outras informações de identidade pessoal. Caso esta informação seja solicitada, não é da Sony.

02 de Maio de 2011



Sony oferece acesso gratuito a conteúdo premium da PlayStation Network.

Para quem já tinha o PSN Plus ganhará mais um mês grátis.

Ainda não se sabe concerteza quando a PSN voltará, mais notícias em breve.



Atualização:

02 de Maio de 2011

SOE, servidores do PC, também são alvo de hackers.

A SOE desligou os servidores quando descobriu o problema e detalhou esses resultados. Os números roubados são: os próprios números do cartão e a data de expiração - o código de segurança não foi roubado. Cerca de 10.700 cartões de débito de países como Áustria, Alemanha, Holanda e Espanha tiveram seus dados perdidos pela SOE.

Segundo a SOE, o ataque aconteceu junto com os ataques à PSN e Qriocity, mas só foi descoberto ontem. Anteriormente, a SOE mencionou que a PSN e seus servidores de jogos não são os mesmos e, portanto, não sabe como os hackers conseguiram invadir os seus servidores.

03 de Maio de 2011

Sony afima que recompensará pelo dias parados.

Todos os jogadores, de PC e PS3 ganharão um mês grátis mais os dias que os servidores ficarem offline, os usuários de PS3 ainda ganharão a recompensa pela rede PSN, um mês de PSN Plus grátis e para quem já tem, mais um mês grátis. E jogadores receberão também uma máscara inspirada no Batman.

14 de Maio de 2011

A Sony Computer Entertainment e a Sony Network Entertainment International anunciaram que iniciarão ainda hoje o processo da restauração dos serviços PlayStation Network e Qriocity. Eles retornarão ao ar país a país começando pelas Américas e passando para Europa, Austrália, Nova Zelândia e o Oriente Médio.

A primeira fase do processo de restauração habilitará as seguintes funções para donos do PlayStation 3 e do PSP:

- Login na PlayStation Network e no Qriocity, com a obrigatoriedade da mudança de senhas;
- Jogos online para PlayStation 3 e PSP;
- Reprodução de vídeos alugados no PlayStation 3, no PSP e no Media Go;
- Q Music Unilimited no PlayStation 3 e no PC;
- Acesso a serviços de reprodução de mídia terceirizados como VidZone e MUBI;
- Categoria "Friends" no PlayStation 3, incluindo a lista de amigos, funções de chat, comparações de Trophies, etc.;
- PlayStation Home.

15 de Maio de 2011

PSN e DC de volta.

Todos ganharam 45 dias grátis, uma mascara estilo Batman, uma mascara estilo Two face e 30 Distiction.

É necessário a mudança de senha no PC, no PS3 é necessário a mudança da senha da PSN, do DC e atualizar a firmware.

7 Comentários:

Adriano Marques disse...

Muito boa a matéria!
Mas a leitura é prejudicada por causa da cor da fonte escolhida, aumente o contraste! fundo branco e fonte cinza claro não dá! a cor cinza é muito usada na web para "dizer" que o conteúdo está desativado.

MarceloSix disse...

O site estava em manutenção, post arrumado.

WarMaker disse...

Bem... O problema é o seguinte. Eu preciso ativar o meu voucher do DC Universe Online mas como a Playstation Store está em manutenção não dá. O que faço?

MarceloSix disse...

@WarMaker Acredito que só esperando pela volta PS Store.

Karla disse...

ei por favor me ajudem eu quero me cadastrar na psn pela primeira vez mais nao consigo, nem na psn americana nem na europeia diz que os sites estao em manutençao mais isso ja faz duas semanas por favor me ajudem como faço pra me cadastrar na psn ou americana ou europeia.

P.S: tbm tentei me cadastrar no ps3 mas nao deu.

MarceloSix disse...

@karla

Eu não tenho nenhum conhecimento sobre PSN pois não tenho PS3, mas você pode utilizar nosso forum e perguntar para os nossos usúarios da PSN.

http://dcuobr.forumbrasil.net/f7-suporte

Karla disse...

po cara valeu vou tentar!!